Sementes
Conheça melhor cada espécie
Abóbora "Butternut Waltham"
Variedade trepadora, com frutos em forma de pera, de casca fina e cor creme. O interior é carnudo e de um laranja vivo. Frutos de 1,5kg a 2kg. A maturação é tardia, podendo-se armazenar por vários meses. Ideal e muito prática na cozinha devido à sua forma. O seu sabor é doce e com um leve toque a frutos secos. Uma maravilha!
Abóbora "Muscat de Provence"
Variedade trepadora e muito vigorosa, produz frutos verdes escuros, redondos e ligeiramente achatados, ganhando um brilho amarelo acinzentado à medida que amadurecem. O interior carnudo é vermelho e os frutos pesam entre 5kg e 10kg. De crescimento e maturação lenta, não devem ser colhidos demasiado cedo, possuindo boa capacidade de armazenamento. Adora climas quentes e possui um sabor excelente!
Alface "Red Salad Bowl"
Pertence ao grupo das alfaces folha de carvalho, apresenta-se com folhas recortadas, de textura enrugada e cor vermelha acastanhada. É uma variedade ideal para ir cortando as folhas à medida das necessidades, pois não forma cabeça. Necessita entre 45 a 50 dias até à colheita e pode ser conservada durante algum tempo. Deliciosa e versátil.
Beringela "Black Beauty"
Beringela de forma redonda lisa com cor muito escura. Planta com porte médio de elevada produção. Uma variedade adaptada aos climas secos e quentes, necessita de elevadas temperaturas e forte iluminação para o seu desenvolvimento e floração. Produção beneficiada com regas abundantes. O seu delicioso sabor começa a ser degustado a partir do final do verão.
Couve Penca de Mirandela
Variedade tradicional de Mirandela, Portugal. As folhas são grandes de cor verde e talos brancos. O repolho é de grandes dimensões, fechado e a planta rústica, adaptando-se a diferentes tipos de solo e resistindo a baixas temperaturas. Ricas em vitamina A e em cálcio. Muito utilizadas na confeção de sopas e cozidos.
Milho Doce
Esta é uma variedade clássica de milho doce bastante produtiva. A sementeira deve ser feita em linhas paralelas de forma a auxiliar na polinização e garantir que as espigas enchem-se de grão. As espigas apresentam um sabor excelente podendo ser consumidas em fresco ou conservadas para posterior consumo.
Pimento Doce
Um pimento de origem italiana, de formato quadrado e sabor doce. Tem casca lisa, espessa, crocante e pode pesar até 200g. Ao amadurecer o verde torna-se num amarelo muito intenso. É uma planta compacta que produz entre 8 a 10 frutos, não precisa de poda ou suporte, ideal para a sua horta ou jardim. Na cozinha, é especialmente delicioso assado na grelha ou recheado.
Cebolinho
O cebolinho é uma erva-aromática perene, com um sabor que lembra a cebola. O seu crescimento em altura permite o corte frequente das folhas. É uma planta ideal para crescer no seu canteiro de aromáticas, num belo vaso na cozinha ou na varanda. O seu sabor casa na perfeição com saladas frescas e com omeletes caseiras.
Coentros
Gostam de solos soltos e locais com boa exposição solar. O crescimento inicial é lento, mas pode chegar até aos 40cm a 60cm de altura. A sementeira pode ser direta, no solo, mas o hortelão urbano pode também semeá-lo em vasos ou recipientes. É uma cultura anual e de cor verde refrescante, os talos e flores são comestíveis. As joaninhas são atraídas pelas suas flores.
Sálvia
A sálvia é utilizada em molhos, grelhados, pratos de peixe, de legumes, em queijos, óleos aromáticos e vinagres. É um eficaz antisséptico e facilita a digestão, sendo também recomendada em casos de asma e infeções da boca e garganta. Ajuda a aliviar os sintomas da menopausa, a regular o ciclo menstrual, contribuindo para diminuir os estados de melancolia e depressão. É fácil de cultivar e cresce bem em vasos.
Tomilho
O tomilho é uma erva-aromática bem conhecida, autóctone de Portugal e da região Mediterrânica. O uso mais normal das suas folhas é na culinária, mas as suas propriedades medicinais fazem-na ideal para infusões ou xaropes caseiros. A planta forma um pequeno arbusto que pode ter entre 15cm a 40cm de altura. Pode também ser cultivada em vasos num local com boa exposição solar.
Amaranto "Elephant Head"
Variedade originária da Alemanha. Um belíssimo amaranto com inflorescências de cor vermelha e com plantas que podem chegar a 1m ou 2m de altura. Variedade adaptada a climas secos e quentes, com folhas e sementes comestíveis. De aspeto exuberante, destaca-se em qualquer jardim. Traga biodiversidade à sua horta!
Aster da China
Uma mistura de cores, em que os caules fortes tornam esta planta como uma ótima opção como flor de corte. É excelente para adicionar cor ao jardim, podendo também ser usada em bordaduras. É de fácil cultivo, adapta-se bem a vários tipos de solo, necessitando de ser bem drenados e requer regas regulares durante o Verão. Deve ser transplantada apenas após o risco de geada acabar.
Capuchinha
A capuchinha é uma planta com bonitas flores laranjas e vermelhas. As plantas desenvolvem-se por uma grande superfície, produzindo folhas e flores principalmente durante temperaturas amenas. As folhas e as flores são comestíveis e têm um sabor picante apimentado, ideal para dar um novo sabor às suas saladas.
Cártamo
Uma cultura anual com flores globosas laranjas escuras, amarelas e vermelhas. Pode atingir até 90cm de altura e gosta de locais com boa exposição solar. Uma planta deslumbrante para canteiros ou como flor de corte. Cultivada comercialmente para extração de óleo das sementes, usada na culinária e para fins medicinais.
Facélia
Planta melífera altamente valorizada pelos apicultores, dado o seu grande poder de atração e nutrição para as abelhas. Esta flor produz uma grande quantidade de néctar e pólen de qualidade muito elevada. Para além das abelhas, atrai também borboletas e muitos outros insetos polinizadores, trazendo biodiversidade à sua horta. É também uma ótima flor de corte devido à grande durabilidade das suas flores.
Girassol Gigante
Variedade resistente e robusta que proporciona néctar para as abelhas. É uma excelente planta ornamental com rotação sempre na direção do sol. As flores surgem na primavera e no verão. Para ter uma floração mais longa, semear faseadamente. O cultivo é simples e a germinação ocorre de 4 a 10 dias depois da sementeira.