Estufas Agrícolas
Como surgiu a Estufa Agrícola
A primeira estufa de que se tem registo foi inaugurada no ano de 1848, em Londres. Projetada pelo arquiteto Decimus Burton, esta incrível construção arquitetónica em vidro, era conhecida como Palm House.
De modo a superar o clima de Londres, foram construídas para cultivos de plantas exóticas, de modo a possibilitar a oferta dessas plantas a classes com alto poder aquisitivo.
Cultivava-se, principalmente, laranjeiras, o que fez com que estas construções ficassem conhecidas por ”orangeries”.
Hoje, esta estufa, é um famoso ponto turístico que recebe visitantes de todo o mundo.
O que são estufas agrícolas?
As estufas agrícolas são estruturas utilizada por produtores que desejam realizar um cultivo protegido e seguro. De modo geral, ela protege as plantas das alterações drásticas do clima e permite o controlo da luz e da temperatura. Além disso, o ambiente contribui para a prevenção do acometimento de doenças, pragas e animais invasores.
Assim, é possível responder a nichos de mercado específicos, pelo que chama a atenção de pequenos, médios e grandes produtores de hortaliças e plantas ornamentais.
As estufas podem ser classificadas quanto à sua estrutura e à sua capacidade de controlo dos parâmetros meteorológicos (climatizadas, semi-climatizadas e não climatizadas).